quarta-feira, 7 de junho de 2017

Importa o carater, são guerreiros



Eles são esportistas. Eles são gatos. Eles são abertamente gays
Por Neto Lucon em 11/09/2015 às 12h16






Na história do esporte, raríssimos atletas revelaram com tranquilidade serem membros da comunidade LGBT. Alguns até arriscavam declarar-se, mas sempre depois da aposentadoria. Era a preocupação de evitar a LGBTfobia e problemas com os clubes, patrocinadores, torcidas...

+ Esportistas posam nus para calendário contra a homofobia

Apesar do preconceito ainda latente, os tempos mudaram e o arco-íris também mostrou força no esporte. Nos últimos anos, jovens atletas - e ainda atuantes - bateram no peito e "saíram do armário" publicamente. Seja em revistas, páginas pessoais ou nos bastidores do próprio clube.

Os comunicados públicos ajudam a quebrar o preconceito - uma vez que a sociedade passa a ver LGBTs atuantes e arrasando em todos os segmentos, até mesmo nos machistas. E também estimular outros atletas que fazem parte da diversidade a estarem confortáveis com a orientação sexual e a identidade de gênero.

Afinal, a representatividade (quando um grupo ou pessoa se vê representado em espaço por alguém) é importante. Até o dia em que revelar-se gay, lésbica, bissexual, travesti, mulher transexual ou homem trans não precise ser mérito dos corajosos. Abaixo uma lista com 16 homens que são esportistas, que são lindos (sim, sabemos que vocês gostam disso!) e que são gays.

Confira:


Tom Daley, saltos ornamentais, 21 anos


Foi em dezembro de 2013 que o gatinho britânico de sungas cavadas revelou ser gay e estar namorando um homem. O eleito foi o diretor Dustin Lance Black. Além de arrasar na disputas - detalhe: ele foi classificado para os Jogos Olímpicos no Rio, em 2016 - Tom já foi eleito diversas vezes o homem mais sexy do ano.


Michael Sam, jogador de futebol americano, 25 anos


Ele tem o mérito de ter sido o primeiro homossexual a ser contratado pela NFL, a mais importante liga do esporte, em 2014. Na comemoração, deu um apaixonado beijo no namorado. Desde então, passou por vários times e misteriosamente declarou se aposentar.


Ian Matos, saltos ornamentais, 26 anos
Sim, ele é brasileiro e representou o país em várias competições, como os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México. Ao revelar ser gay em janeiro de 2014, o paraense disse: "Você pode ser gay e feliz". 


Robbie Rogers, jogador de futebol, 28 anos


O norte-americano que joga como meia pelo Los Angeles Galaxy revelou ser gay em uma postagem de seu blog. Com sua visibilidade, criticou a escolha da Rússia e Qatar - dois países considerados LGBTfóbicos - para a seda da Copa do Mundo.


Amini Fonua, nadador, 25 anos


O neozelandês que chamou atenção nas Olimpíadas de Londres em 2012 faz parte do grupo de atletas assumidos - e lindos. Ele chegou a falar sobre a experiência dentro do esporte para a revista gay Out.


Jason Collins, jogador de basquete, 36 anos


O californiano (de lábios carnudos!) foi o primeiro atleta em atividade na NBA a se assumir gay em abril de 2013. "Não desejava ser a criança do colégio a levantar a mão e dizer: “Eu sou diferente”. Mas ninguém fez, então levanto a mão".
Thomas Hitzlsperger, jogador de futebol, 33 anos
O alemão chegou a participar da Copa do Mundo, chegou 52 partidas pela seleção alemã e revelou a homossexualidade depois de anunciar a aposentadoria em 2014. "Falo  porque quero impulsionar a discussão sobre o tema no esporte profissional". 


Matthew Mitcham, saltos ornamentais, 27 anos


O belo australiano revelou a homossexualidade em 2008. Na época, ele se preparava para as Olimpíadas de Pequim. Foi o campeão olímpico na plataforma de 10 metros, tendo recebido a maior pontuação na história olímpica.


Orlando Cruz, boxeador, 34 anos


O porto-riquenho apelidado de "O Fenômeno Cruz" revelou ser gay em 2012. E não quis saber de deixar a relação por baixo dos panos. Além de falar sobre o romance publicamente, em 2013 ele se casou com José Manuel Colón em Nova York. 


Alan Gendreau, jogador de futebol americano, 25 anos


Aos 16 anos, o atleta já havia revelado ser gay. E isso nunca foi segredo - e nem o impediu de seguir a carreira no futebol americano. Utiliza a sua visibilidade para colocar em debate assuntos da comunidade LGBT.
Keegan Hirst, jogador de rugby, 27 anos


No último mês, este bofão inglês revelou ao público que é gay. A declaração foi feita em entrevista ao tabloide britânico Sunday Mirror. "Agora me sinto livre", afirmou o capitão do Bulldogs Batley.


Gareth Thomas, jogador de rugby, 41 anos


Dono de um corpo incrível para homem nenhum botar defeito, o jogador é recordista de partidas na seleção de País de Gales. Revelou ser gay em 2009 e posou exatamente como você vê acima para a revista gay Attitude. Hmmm...
Blake Skjellerup, patinador de velocidade, 30 anos



Mais que ter se assumido gay, foi neste ano que o atleta da Nova Zelândia disse "sim" ao estilista Saul Carrasco. A unão ocorreu no Havaí. Vale lembrar que o bonitão já posou para um ensaio sensual da GT. 

Brad Thorson, jogador de rugby


O norte-americano, que é assumidíssimo, teve que deixar a carreira após uma lesão. E atualmente viaja pelo mundo e incentiva outros atletas a revelarem fazer parte da diversidade sexual.

Darren Young, lutador de wrestiling, 31 anos


Participante de programas como NXT e WWE NXT, voltados a uma modalidade de luta livre, ele é um dos maiores destaques. Ele saiu do armário em entrevista ao TMZ, quando foi questionado se lutadores gays poderiam ser sucesso. Simplesmente disse: "Olhe para mim".  


Ari-Pekka Liukkonen, nadador, 26 anos


Revoltado com as lei anti-gays na Rússia, que sediou os jogos olímpicos de inverno em 2013, o atleta finlandês saiu do armário para dar visibilidade ao assunto. Visibilidade importante e linda, né?