Governo angolano avança com reabilitação urgente no aeroporto de Luanda
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Quinta, 14 março 2019 20:45
O Governo angolano vai avançar
com a reabilitação urgente da pista do aeroporto internacional de Luanda,
empreitada aprovada pelo Presidente da República, na sequência do anúncio da
reformulação do projeto do novo aeroporto da capital do país.
A informação consta de um
despacho presidencial de 11 de março, a que a Lusa teve hoje acesso, que
autoriza a empreitada, embora sem adiantar valores, "devido ao caráter de
urgência da reabilitação da pista do aeroporto 04 de fevereiro".
O mesmo despacho autoriza "a
despesa e a abertura do procedimento de contratação simplificada" para a
reabilitação da pista do aeroporto de Luanda, construído no período colonial e
modernizado há cerca de uma década.
O documento refere ainda que o
Ministério das Finanças deve "assegurar os recursos financeiros
necessários" à empreitada de reabilitação.
O Governo angolano anunciou na
quarta-feira que as obras do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL), em
construção por empreiteiros chineses há dez anos e com financiamento da China,
vão ser submetidas a correções de engenharia e funcionalidade, para adequar a
estrutura aos padrões da modernidade, inovação e de conforto dos passageiros.
Segundo o ministro dos Transportes
angolano, Ricardo de Abreu, as correções ao projeto, a decorrer até 2022, serão
lideradas por uma comissão técnica, a indicar.
As medidas resultam de
informações constantes de um memorando sobre o estado de execução da obra,
aprovado na quarta-feira em Conselho de Ministros, em que não foi avançada uma
data para a abertura das operações aeroportuárias.
"Estamos a falar de um
projeto que começou há dez anos, cuja concessão também é muito antiga",
afirmou Ricardo de Abreu, aludindo à obra em edificação na comuna do Bom Jesus,
no município de Icolo e Bengo, a 30 quilômetros de Luanda, capital do país.
Em outubro de 2017, após uma
visita realizada pelo Presidente angolano, João Lourenço, foi anunciado que o
NAIL deveria começar as operações em 2019, um atraso de dois anos em relação à
previsão anterior, tendo o adiamento sido justificado por dificuldades
financeiras.
Na quarta-feira, o ministro dos
Transportes assegurou que já existe uma reserva financeira do Ministério das
Finanças para se avançar com os trabalhos de correções.
Os vários contratos públicos
envolvendo obras do NAIL e acessibilidades rodoviárias estão avaliados em mais
de 5.000 milhões de dólares (cerca de 4.350 milhões de euros).
O Governo angolano prevê que o
Novo Aeroporto Internacional de Luanda poderá acolher até 15 milhões de
passageiros por ano.
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