sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A China no centro



Iminente visita do premiê chinês impulsionará cooperação com países da ECO e da OCS
2017-11-22 12:47:12portuguese.xinhuanet.com
Beijing, 22 nov (Xinhua) -- A iminente visita do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, tem uma grande importância para a cooperação da China com os países da Europa Central e Oriental (ECO) e os países da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), disseram na terça-feira funcionários em Beijing.




Li participará da sexta reunião de chefes de governo da China e dos países da ECO durante sua visita oficial à Hungria de 26 a 29 de novembro, e participará da 16ª reunião do Conselho de Chefes do Governo (primeiros-ministros) da OCS, que terá lugar na cidade russa de Sochi de 30 de novembro a 1º de dezembro.

"A viagem do primeiro-ministro à Hungria é uma importante visita à Europa por um líder chinês depois do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC)", comentou o vice-ministro das Relações Exteriores chinês Wang Chao em coletiva de imprensa.

A reunião China-ECO na Hungria concorda com o 5º aniversário do estabelecimento de cooperação da China com países da ECO e terá uma grande importância para expandir a cooperação 16+1 e avançar na parceria estratégica abrangente China-União Europeia (UE), indicou Wang.

Durante sua estadia na Hungria, Li participará da mesa redonda de líderes 16+1 e da cerimônia inaugural do 7º fórum econômico e comercial entre a China e os países da ECO, presenciará a assinatura de acordos de cooperação 16+1 e terá reuniões com outros líderes, explicou Wang.

Os líderes discutirão principalmente assuntos como conectividade, comércio e investimento, finanças, economia ecológica e inovação, assinalou o vice-chanceler chinês.

O comércio bilateral entre a China e os países da ECO subiu a 58,7 bilhões no ano passado, com um aumento de 11% em relação a 2011.

Wang qualificou a Hungria como um importante país na região e disse que a visita oficial do primeiro-ministro chinês à Hungria será a primeira de um líder chinês desde que os dois países elevaram suas relações bilaterais a uma parceria estratégica abrangente em maio deste ano durante a visita do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, à China.

Li terá reuniões com Orban e se reunirá com o presidente húngaro, Janos Ader, assim como com o presidente da Assembleia Nacional da Hungria, Laszlo Kover, com quem trocará opiniões sobre as relações bilaterais, a construção do Cinturão e Rota, a cooperação entre a China e os países da ECO, as relações entre a China e a UE e outros importantes assuntos globais e regionais.

Os dois países também assinarão acordos sobre o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, economia e comércio, comércio eletrônico, finanças e capacidade industrial, afirmou Wang.

O ministro adjunto do Comércio, Li Chenggang, disse que a cooperação econômica entre a China e a Hungria é a melhor na história. O comércio bilateral chegou a cerca de US$ 9 bilhões em 2016.

Por outro lado, a Hungria absorve o maior valor de investimentos da China na região da ECO, nas áreas de químicos, comunicações, automóveis, logística e finanças.

Em relação à reunião de chefes de governo da OCS, será a primeira de seu tipo desde a expansão dos membros da OCS em junho em Astana, Cazaquistão.

O primeiro-ministro chinês exporá os princípios e políticas da diplomacia de grande país com características chinesas na nova época, e sua importância para os laços entre a China e os países da OCS, disse o ministro adjunto das Relações Exteriores Li Huilai.

A China, que ocupa a primeira presidência rotatória depois da expansão, colaborará com outros países para promover a construção do Cinturão e Rota e atingir um novo consenso sobre o alinhamento das estratégias de desenvolvimento, conectividade, cooperação de capacidade industrial e intercâmbios culturais, detalhou Li.
http://www.newsimg.cn/portuguese/20170502/img/jc-logo.png

Sem comentários:

Enviar um comentário