Acesso a
nível superior no Brasil é abaixo dos padrões internacionais
Publicado
em 06/11/2019 - 10:04
Por Akemi
Nitahara – Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
Apesar de o acesso à educação
infantil ter aumentado nos últimos anos, com a frequência escolar na faixa
etária de até 3 anos subindo de 30,4%, em 2016, para 34,2% em 2018 e na
idade de 4 e 5 anos ter passado de 90,2% para 92,4%, o acesso ao ensino
superior continua muito restrito, estabilizado em 32,7% dos jovens de 18 a 24
anos estudando.
Os dados estão na pesquisa Síntese
de Indicadores Sociais (SIS) 2019, lançada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), que analisa as condições de vida da
população brasileira.
Segundo a pesquisadora do IBGE
Betina Fresneda, que integra a coordenação de Educação da SIS, a entrada dos
jovens no ensino superior não está compatível com os padrões internacionais.
Ela explica que as metas do Plano Nacional de Educação estabelecem para 2024 a
proporção de 33% dos jovens cursando a faculdade na idade correta, enquanto em
2018 a taxa foi de 23,1%.
“A gente tem um residual da
população jovem com ensino superior relativamente baixo, a gente tem que
aumentar muito ainda a entrada dos jovens no ensino superior, não temos um
padrão compatível com o padrão internacional, apesar de já ter garantido o
acesso universal na educação básica”, argumentou.
Na faixa de 6 a 10 anos e de 11 a
14 anos, o acesso está praticamente universalizado, com 99,6% e 99,1% das
crianças na escola. Já no ensino médio, com idade de 15 a 17 anos, a frequência
cai para 88,2%, um leve aumento na comparação com 2016, quando 87,2% dos jovens
nessa idade estavam estudando. De acordo com Betina, há 1,2 milhão de jovens de
15 a 17 anos fora da escola.
“O Brasil universalizou o acesso
ao ensino fundamental só na década de 1990, vários países da América Latina já
tinham passado por esse processo de expansão do sistema de ensino antes. Isso
se reflete num atraso para você superar mais rapidamente essas defasagens de
nível de instrução”, disse.
Nos indicadores sobre acesso à
educação, a pesquisa mostra que 27,6% tinham alguma restrição em 2018. São
consideradas aqui crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que não frequentam
escola, pessoas com mais de 15 anos analfabetas e maiores de 16 anos sem o
ensino fundamental completo.
Analfabetismo
A pesquisa indica que o nível de
instrução da população brasileira está melhorando, mas ainda está longe de
patamares internacionais. Enquanto a média dos países da Organização para a
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de pessoas de 25 a 64 anos que
não concluíram o ensino médio é de 21,8%, no Brasil o índice é mais do que o
dobro: 49%.
Para o ensino superior completo
no grupo entre 25 e 34 anos, a média da OCDE é de 36% e no Brasil é de 19,7%.
O índice de analfabetismo no país
está em 7,2%, uma queda na comparação com 2015, quando a taxa ficou em 8%.
Naquele ano, o Brasil ocupava a quinta posição com a maior proporção de
analfabetos na América Latina, à frente apenas de Guatemala, Honduras, El
Salvador e República Dominicana.
O país da região com o menor
índice de analfabetismo é Cuba, com 0,2%, seguido de Argentina, com 0,8% e
Uruguai, que tem 1,5% da população analfabeta.
Divulgação/IBGE
Quanto ao salário inicial pago
aos docentes, o Brasil está atrás de todos os países da OCDE, com um total
anual de US$ 13.971 na educação básica. A média da OCDE é US$ 34.534, chegando
perto de US$ 80 mil em Luxemburgo e acima de US$ 60 mil na Alemanha e na Suíça.
O Plano Nacional de Educação
estabelece que até 2020 os docentes da educação básica da rede pública devem
ter seus salários equiparados aos demais profissionais com formação
equivalente. Porém, de acordo com o IBGE, a proporção era de 74,8% em 2017.
A pesquisa indica que, em 2018,
95,7% dos municípios brasileiros tinham aprovado um plano de carreira para os
professores, mas 25,8% não tinham definido o piso salarial. E em 69,5% dos
municípios a indicação dos diretores de escola seguia somente indicação
política.
Desigualdade racial
A desigualdade racial do Brasil
também se reflete no acesso à educação, principalmente ao ensino superior.
Entre os jovens brancos de 18 a 24 anos, 55,7% não frequentam escola e não tem
a etapa concluída, 8,2% frequentam a escola fora da etapa adequada e 36,1%
estão na etapa adequada para a idade. Já entre os pretos e pardos, as
proporções são de 68,9% fora da escola, 12,8% fora da etapa adequada e 18,3% na
etapa adequada para a idade.
Quando se verifica a taxa de
desocupação por cor ou raça, o IBGE comprova a desigualdade racial em todos os
níveis de instrução, apesar dessa diferença diminuir com o aumento da
escolaridade.
Na média, a desocupação entre as
pessoas brancas fica em torno de 9,5% e entre as negras é de 14,1%. Na faixa
sem instrução ou ensino fundamental incompleto, a taxa fica em 8,4% para os
brancos e 12,7% para os negros, enquanto 5,5% das pessoas brancas com ensino
superior estão sem trabalho e 7,1% das negras na mesma condição de ensino.
Na faixa com ensino fundamental
completo ou ensino médio incompleto a proporção de desocupação é de 13,7% entre
brancos e de 18,4% entre pretos e pardos e para quem tem ensino médio completo
ou ensino superior incompleto a taxa é de 11,3% entre brancos e 15,4% entre
negros.
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Edição: Kleber
Sampaio
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